Sertão paraibano enfrenta clima extremamente seco com umidade abaixo de 20% e riscos à saúde

O Sertão paraibano enfrenta, neste sábado (9), um clima extremamente seco, com a umidade relativa do ar caindo para níveis abaixo de 20%. O fenômeno afetará 19 municípios da região, gerando preocupações com os riscos à saúde e o aumento do risco de incêndios florestais.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar nas cidades afetadas deve variar entre 30% e 20%, o que coloca as áreas sob alerta. Além do Sertão Paraibano, o clima seco também impacta outras regiões do Nordeste, incluindo o Sul Cearense, o Vale São-Franciscano da Bahia, o Sudeste Piauiense, entre outros.

Com a umidade do ar tão baixa, o INMET e as autoridades locais emitem alertas para a população, orientando sobre os cuidados necessários para evitar problemas de saúde. Entre as recomendações estão: a ingestão de líquidos com frequência, a redução do esforço físico durante os períodos de maior calor e a evitacão da exposição direta ao sol nas horas mais quentes do dia.

A umidade relativa do ar é um índice climático que mede a quantidade de vapor d’água presente no ar. Em níveis abaixo de 30%, como o registrado atualmente no Sertão, o corpo humano pode ser mais suscetível a sintomas como ressecamento da pele, irritação nos olhos e vias respiratórias, além de agravamento de condições pré-existentes, como problemas respiratórios e cardíacos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar para a saúde humana é em torno de 60%. Com a redução drástica desse índice, é comum o aumento de casos de desidratação e dificuldades para realizar atividades físicas ao ar livre.

Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A população é orientada a tomar cuidados especiais e ficar atenta aos alertas das autoridades durante este período de clima severo.

Confira cidades afetadas pela baixa umidade

  1. Bernardino Batista
  2. Bom Jesus
  3. Bonito de Santa Fé
  4. Cachoeira dos Índios
  5. Cajazeiras
  6. Carrapateira
  7. Conceição
  8. Diamante
  9. Ibiara
  10. Monte Horebe
  11. Nazarezinho
  12. Santa Helena
  13. Santa Inês
  14. Santana de Mangueira
  15. São João do Rio do Peixe
  16. São José de Caiana
  17. São José de Piranhas
  18. Serra Grande
  19. Triunfo

Related posts

Leave a Comment